quarta-feira, 15 de abril de 2009

Terceiro dia - ainda em Bogota

Hoje fizemos um passeio lindo, até Zipaquirá, distante uns 50 km de Bogotá, para visitar a Catedral de Sal, escavada em uma mina de sal, aproximadamente 180 metros abaixo da superfìcie. Se algum dia tiverem a oportunidade de estar em Bogotá, não deixem de ir, é outro passeio imperdível. Apenas não percam tempo com os passeios"colaterais": museu da Salmoura (passem direto, nada que valha os 5 minutos gastos) e a rota do mineiro (serve apenas para tirar foto com o capacete e lanterna, nada além disso). O filme em 3D nem se fala..... Mas a Catedral... ...compensa o resto, com uma respresentaçäo da Via Crucis e uma nave central com mais de 150 metros de comprimento. Celebram missas, casamentos e batizados (vejam a pia batismal abaixo toda esculpida em sal) lá.
Fomos de Transmilenio, ônibus articulados, estilo o Ligeirinho de Curitiba, muito baratos para os padrões brasileiros (R$1.35 aprox.), que levam você até os limites da cidade. Lá pegamos um minibus meio velho (bondade....) , os motoristas aqui em Bogotá são muito loucos no trânsito (se sairmos daqui sem vermos um acidente diria que será um verdadeiro milagre), o espaço é sempre de quem chega primeiro, buzinas são item obrigatório, enfim, Rio e São Paulo são um paraíso perto daqui. O trânsito também é bem caótico, a qualquer hora.
Voltando ao passeio, leva mais ou menos 40 minutos de minibus, chegando em Zipa (para os íntimos), uma pequena caminhada espera os mais corajosos ou um táxi (muito baratos por aqui) leva os mais preguiçosos até a entrada da Catedral.
Depois do passeio comemos uma arepa, espécie de panqueca de milho, recheada de queijo, para mim muito gostosa,mas a Dany não gostou muito, nem quis repetir.
Na volta de Zipa fomos até um parque de diversões, chamado Salitre Mágico e voltamos um pouco a infância e aborrecência, nas 2 montanhas-russas e outros brinquedos. Logo que chegamos ao parque, um pé dágua nos aguardava (aliás típico da cidade - chove bastante a tarde). E mais uma vez minha adorável esposa quase capota às 6, mas hoje ainda aguentou até agora....
Amanhã vamos para Cartagena e mudamos completamente de clima. Até lá.